Blog

Preparar o regresso à escola com a ajuda de Materiais Montessori

Preparar o regresso à escola com a ajuda de Materiais Montessori

Preparar o regresso à escola com a ajuda de Materiais Montessori

Em breve começa a azáfama de preparar o início escolar e o material Montessori também conhecido como "material ou meio de desenvolvimento" pode ser de grande ajuda mesmo quando não se frequenta uma escola dita Montessori.

 "A cultura é absorvida pela criança experimentando por si mesma, com a ajuda de materiais que permitam a repetição de exercícios interessantes, para os quais contribui sempre a atividade da mão, órgão que coopera no desenvolvimento da inteligência ".
Maria Montessori em Formação do Homem. Pagina 151

      

Os princípios fundamentais deste método é estimular a autonomia, a auto-estima e a inteligência emocional, por isso para que os materiais sejam eficientes, devem cumprir três requisitos: a manipulação da criança, o isolamento da dificuldade e o controle do erro.

1º: os materiais são feitos para serem manipulados pela criança e para que ela se sinta a vontade com eles, não só para que aprenda conteúdos, mas para que desenvolva os seus sentidos e a sua percepção da realidade.

2º: os materiais, para que ajudem, devem ter objetivos muito claros, trabalhar uma dificuldade, um elemento do mundo, de cada vez. 

3º: o controle do erro; trata-se de algo que impede a finalização da atividade se ela não estiver completamente correta. Isso garante que a criança poderá aprender sozinha, o adulto não precisa corrigir nada e a criança se desenvolverá por si mesma com o seu esforço e ganhando confiança porque conseguiu terminar a tarefa.

Estes materiais de madeira Montessori friendly podem ser adquiridos na nossa loja. Contacte-nos por E-mail  ou na página de facebook DreamRoomsbyAnaGuerreiro

Partilhar